terça-feira, 8 de abril de 2008

projeto pomar


MAIS VERDE
Margens do Rio Pinheiros vão ganhar mais árvores do Projeto Pomar
Publicada em 27/11/2007 às 16h11m
Leonardo Guandeline, O Globo Online

SÃO PAULO - Não é o Tâmisa, nem o Sena. Sua nascente foi amputada pela Barragem das Pedreiras. Seu curso foi invertido para poder funcionar as turbinas da Usina Henri Borden, em Cubatão. Seu leito sinuoso foi retificado e cortado ao meio pela Usina da Traição. Suas águas foram isoladas por duas grandes vias de asfalto. Aliás, nem é bem água. É um quase esgoto. É o Rio Pinheiros.

O que se pode fazer por um rio destes? Pode-se criar, na pouca terra que resta entre a água e o asfalto, um pomar. Um pomar com jerivás, birís, manacás, jasmins, urucuns e ipê, que possa ter seu colorido avistado pelos enormes e espelhados arranha-céus de metros quadrados caríssimos ocupados por grandes empresas. Um pomar que se faça ver aos motoristas que passam e param no curso lento da Marginal Pinheiros, que dê alguma sombra à beira do asfalto. E que nele possam bicar alguns dos bem-vindos pássaros que insistem em viver na cidade.

O Projeto Pomar, que trouxe de volta algumas capivaras às margens do rio, deve tornar menos árida a paisagem ao longo de mais 7 quilômetros da Marginal Pinheiros. Nesta terça, a Secretaria de Meio Ambiente assina convênio com mais sete empresas para o plantio de árvores. Cada uma delas banca um quilômetro.

O novo trecho adotado soma 2 km no sentido Interlagos - entre o Cebolão e a Ponte do Jaguaré - e outros 5 km no sentido Rodovia Castello Branco - entre o Clube Hebraica e a Ponte do Jaguaré. Ali serão plantadas árvores frutíferas, flores, arbustos e palmeiras.

Desde 1999, quando começou o projeto, foram plantadas árvores em 16 km no sentido Interlagos (entre as pontes do Jaguaré e João Dias) e 6 km na direção da Rodovia Castello Branco, da Estação Granja Julieta até a Estação Hebraica da CPTM. No total, a Marginal Pinheiros tem 22,5 km de extensão. São 450 mil árvores à beira do rio, de 235 espécies nativas da Mata Atlântica.

Com o convênio desta terça, sobem para 20 as empresas patrocinadoras, responsáveis pelo plantio e conservação.

Para quem deseja conhecer, o Projeto Pomar realiza visitas monitoradas de 2 horas aos canteiros. Os passeios são realizados às 9h e às 14h (para grupos maiores). Quem desejar fazer a visita deve procurar a sede do projeto, localizada na Avenida Guido Caloi (fim da Marginal Pinheiros, 300 metros após a Ponte João Dias), 551. Os passeios podem ser agendados pelos telefones 5892-2655 e 5897-3211.

Nenhum comentário: